O futuro das agências será a OTA, que significa Online Travel Agency (agência de viagens online).
O sonho das agências de viagens é ter um Agente online onde seus clientes possam comprar a qualquer hora. Um atendente 24h vendendo passagens aéreas e reservas nos principais hotéis.
A venda de passagens e reservas de hotéis pela internet está em crescimento no mercado brasileiro. Isso tem gerado muitas oportunidades para as agências de viagens.
O faturamento do setor de turismo na internet, adicionando hospedagem e serviços, já ultrapassa os R$ 8,7 Bi de acordo com a ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens).
Elaboramos este material para mostrar o que uma agência precisa para abrir uma loja online.
Iremos abordar:
- Uma das principais vantagens em abrir uma loja online é o baixo custo. Já que não terá custo com aluguel, mobiliário e funcionários.
- A operação pode ser feita de um escritório ou home office e não exige um capital muito grande.
- Quer saber como montar uma agência de viagens? Clique e acesse um artigo incrível do SEBRAE!
Segmentar é o x da questão. Se você quer atingir o mundo todo, você precisa ter um capital muito grande. Tentar alcançar um pais é mais difícil do que um estado ou uma cidade. Então a dica é segmentar.
Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
Veja alguns critérios que você pode utilizar para definir uma segmentação:
Bom, você pode começar pelos clientes da sua cidade, ou dependendo do tamanho da sua cidade comece pelo seu bairro.
Você vai indicar a loja online para os clientes que fazem parte da carteira da sua agência.
Caso esteja iniciando do zero, o ideal é contratar uma equipe de Marketing para ajudar no lançamento da loja online.
Depois de ter definido a segmentação que pretende atuar, fica mais fácil identificar quais fornecedores poderão atender seus clientes.
Se você ainda não conhece os principais fornecedores de turismo, acesse essa página
Sim! Os principais consolidadores do Brasil possuem uma plataforma para distribuir seus produtos e serviços. A Wooba é uma empresa especialista em tecnologia para esses Consolidadores. Essa solução possui um recurso onde permite o consolidador habilitar a conexão direta da agência com os fornecedores de aéreo e hotel.
É como se você estivesse vendendo na plataforma do consolidador. Podendo importar as vendas realizadas no portal do consolidador.
*A liberação deste recurso depende da negociação entre a agência e o consolidador.
As integrações com as plataformas se dão por meio de credenciais.
Credenciais são acordos feitos entre as agências e os fornecedores. Alguns fornecedores possuem integração com soluções de Front Office, e para se conectar à estes sistemas, os fornecedores emitem as credencias como se fossem chaves de acesso.
No mercado existem várias plataformas de vendas online. Existe alguns fornecedores que disponibilizam motores de busca para a Agência integrar no web site.
Mas a agência também pode contratar uma solução independente para atuar no mercado, com possibilidade de integração com vários fornecedores. Isso possibilita um ganho nos valores das tarifas.
A Wooba oferece uma solução chamada OTA - Loja Online. É uma solução interdepende e permite a Agência vender passagens aéreas e reservas de hotéis no web site da agência. A solução possui integração direta com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais.
Para se integrar com as companhias aéreas, as agências precisam do IATA. Clique e saiba como adquirir.
Como mencionado anteriormente, a integração pode ser feita via Consolidador. Para controlar os pedidos realizados no site, a agência precisa de um sistema Front Office. A Wooba desenvolveu a OTA - Loja Online, integrada ao Travellink , plataforma de vendas que está integrada com mais de 85 fornecedores.
Você também poderá utilizar o Travellink para sua Agência física.
Dica: “Você também poderá abrir pontos de vendas utilizando mesmo sistema”, ou seja, você poderá vender tanto online quanto na sua agência física.
*Acesse a matéria sobre nosso Travellink e conheça as funcionalidades!
É sempre bom lembrar que vender na internet não é uma tarefa tão fácil, pois existe um risco muito grande. Diferente do cliente que vai até a sua agência, você não sabe quem está comprando no seu site.
Com a disponibilidade da compra online, existe a possibilidade de aumentar as vendas, mas também o risco de Fraudes.
É preciso pensar numa solução antifraude para minimizar os riscos.
Existem empresas no mercado que são especialistas neste tipo de negócio, e são integrados com as soluções de Agência Online.
Atualmente o Wooba oferece como solução para Anti-fraude o Safeguard.
Após realizar as reservas ou emissões, é hora de conferir se a venda foi realizada com sucesso. É hora de colocar as contas em dia.
Neste caso é preciso um back office como o Wooffice para te ajudar nas tarefas rotineiras da sua equipe administrativa e financeira.
O Back Office também é conectado com o Travellink, possibilitando a integração de todas as vendas.
As vendas realizadas no website e na plataforma da agência serão todas integradas automaticamente com a solução de back office.
*Clique e saiba mais sobre o Wooffice versão Smart e versão Premium.
Existem duas formas de implantar a loja online. Você pode escolher um dentre os 7 templates disponíveis, ou colocar o motor de busca no seu web site.
Se você não tem Web Site, a Wooba oferece 7 modelos diferentes.
O processo de aquisição será divido em duas fases: Implantação e Atendimento ao cliente.
Nossa equipe de implantação irá acompanhar todas as configurações, que são:
Também temos a central de atendimento para auxiliar a sua agência nas dúvidas rotineiras. Apoiamos sua agência a se preparar para melhor atender o cliente.
Atendemos as maiores consolidadoras do Brasil, por isso temos atualizações semanais de novas funcionalidades. Isso permite que a sua agência possua tecnologia de última geração.
A solução é multiplataforma, permitindo a sua agência atuar com vendas de lazer. Pode ser uma agência online (no site da agência) e corporativa, possibilidade de escalar negócios como Franquias ou filiais, integração direta com as principais companhias aéreas e GDSs, além dos principais fornecedores de terrestre, gerenciamento de Tourcodes e Promocodes.
Possibilidade de distribuição dos serviços para outras agências e criação de unidades de negócio como ponto de vendas.
Os valores depende de muitos fatores, desde: segmento, tamanho da agência e o foco do cliente. Para mais informações detalhadas orçamentos, clique e solicite uma consultoria com nossos especialistas.